Lição 15ª Os ouvidos

 

 

 

 

 

   

O canal auditivo de um cachorro tem forma de L, como mostramos na imagem. Por isso é importante que NUNCA usemos os clássicos swabs de algodão porque estaríamos empurrando a sujidade para dentro, deixando o ouvido sem ventilação, por causa do tampão que formamos.

Esquema de um ouvido de cachorro visto por dentro. A área marcada indica onde ficaria a sujidade se pressionássemos com um swab.

Devemos manter limpa a orelha usando gazes estéreis limpando todas as rugas, eliminando a sujidade nesta área quando eles sacudir a cabeça.

Nunca por dentro, somente no pavilhão auricular respeitando o orifício de entrada.

Primeiro temos que nos adaptar ao cheiro normal do ouvido do nosso cachorro, assim vamos perceber a diferença quando estiver sujo.

 

Há raças mais predispostas anatomicamente a sofrer otite; por exemplo, o Pastor Alemão, e todas aquelas onde o orifício do ouvido é coberto pela orelha, como o basset haund, Cocker, etc.

Outras raças predispostas são as que têm muita pelagem e nasce o pêlo dentro do ouvido, impedindo a ventilação e favorecendo o crescimento bacteriano. Nestes casos o veterinário indicará quando será preciso depilar o ouvido, e para isto o cachorro deve ser anestesiado, pois é doloso.

Fotos de um ouvido onde o pêlo nasce dentro.

Temos que saber diferenciar se nosso cachorro está com a orelha dobrada porque a cartilagem é débil ou porque tem uma otite que pudesse afetar a um dois ouvidos.