Lição 17ª As unhas

 

 

 

 

 

   

Quando o cachorro é jovem não podem ser cortadas. Normalmente as cortamos quando começamos a perceber que as unhas arranham nossas pernas. Se nosso cachorro tem unhas brancas, vamos poder ver até onde chega a parte com sangue, que perceberemos cor de rosa e a parte branca que é a área que devem gastar. Se a unha for preta, somente a experiência dos veterinários pode nos guiar.

Estas duas fotos são de cachorros da mesma idade, em ambos os casos os proprietários queriam cortar as unhas. Com as unhas brancas (foto primeira) foi fácil perceber até onde chegava o sangue e não podíamos cortar. No segundo caso não se distingue e temos que confiar na experiência para saber que não se pode cortar.

Para que não arranhe, a única solução é gastar as unhas:

1. Levar o cachorro a passear em áreas de cimento. Esta é a forma mais natural de gastar as unhas; Estes passeios devem virar um costume quando for adulto. Assim evitamos que tenham a má experiência de ir ao veterinário para cortar as unhas.

As unhas não se gastam normalmente devido ao tipo de chão onde vivem e passeiam. (terra, areia, laje)

2. Quando ainda não podem sair à rua porque ainda não foram vacinados, podemos usar um lima de unhas e limar com muito cuidado, principalmente se forem unhas pretas e não distinguimos a área de irrigação sanguínea. Aconselho que olhem as unhas de outro cachorro com unhas brancas para que tenham uma idéia.

Quando o cachorro é maior e as unhas são mais duras, se não tivermos a possibilidade de passear por uma área para gastar as unhas, devemos ir à clínica veterinária. Se tentarmos cortar as unhas em casa, devemos saber que:

É preciso usar utensílio apropriado, são muito duras e se não fizermos um corte limpo, as bactérias e fungos podem se acumular e chegar a áreas sensíveis. Isto vai provocar que nosso cachorro coxeie.

Estes são dois exemplos de corta unhas, de raça grande e de raça toy.

2. Se aprofundarmos muito no corte, podemos atingir a área irrigada e sangraria muito. Neste caso devemos fazer compressão com gaze estéril na unha e vendar com precaução para evitar possíveis infecções. Devemos evitar o contato com a boca.

3. Não podemos esquecer que existe um dedo rudimentar, o dedo um, que é mais curto e que é o único que não se pode desgastar caminhando. Às vezes a unha cresce tanto que se incrusta e fere a pele, pois o crescimento é em forma circular.

Este dedo também é conhecido como espora, não todas as raças o desenvolvem. Temos que ver se nosso cachorro tem este dedo.