Lição 25 ª Quando pode começar a sair à rua

 

 

 

 

 

   

O melhor é não deixar sair ao cachorro até não tiver acabado suas vacinas. Até ele não tiver todas suas vacinas ele corre o risco de se contagiar com estas enfermidades mencionadas (parvovirose e cinomose são as mais comuns)

Esta norma tem um grupo de problemas:

1. Se o processo de vacinação começar tarde por algum motivo (o cachorro estava doente, ou foi encontrado na rua com poucos meses), quando tivermos aplicado todas as vacinas e quisermos sair com ele, é provável que seja difícil que socialize no passeio. Pode sentir medo dos carros, ou pode que não saiba se relacionar com outro cachorro.

2. Outro problema é quando queremos que o cachorro seja visto por todos nossos conhecidos, e levá-lo conosco a todas partes. Neste caso recomendamos que o deixe em casa.

3. Se eles não fazem fezes e urina na rua agora, depois não o farão. Mas sobre isto falaremos depois para mostrarmos que é bem simples de resolver.

Para os casos anteriores o conselho é o seguinte:

Acima de tudo, temos de ser conscientes do que implicaria sair passear com o cachorro sem vacinar. Se for um cachorro de raça, saia com ele em uma bolsa apropriada para ele, e não o deixe no chão sozinho em aqueles lugares onde podem haver outros cachorros. Nestes casos também busque lugares pouco frequentados e mais higiênicos; por exemplo, na praia não fique nas dunas onde o mar não limpa e as temperaturas são mais idôneas para os agentes infecciosos. Vá para a areia molhada onde é mais higiênico. Leve em conta estes conselhos e aplique a maior quantidade de vacinas possíveis.