Lição 3ª

 

 

 

 

 

   

Geralmente, a vontade tão grande de termos nosso próprio animal faz com que pensemos de maneira errada que quanto antes melhor. Se comprarmos ele num centro especializado isto não deve ocorrer, pois estes cachorros já têm mais de quarenta dias, e se adotarmos ele de um canil, eles não são pequeno demais.

Porém, se formos pessoalmente por ele a uma família ou outro lugar, vamos ficar numa dúvida. O melhor é que um cachorro aprenda a comer junto à mãe, e que a transição do leite materno a comida seca ou semi-úmida seja ao lado dela, razão pela qual devemos esperar os 40 dias ou que comece a comer sozinho.

Durante este tempo ele adquiriu da mãe não somente alimentos, mas também uma coisa bem importante: os anticorpos para combater diversas doenças. É por isso que é tão importante que uma cachorra tenha sido vacinada antes de ser acasalada.

Se por alguma razão recebemos o cachorro antes deste tempo, não há grandes problemas se soubermos o que fazer. Cachorros cujas mães morreram no parto puderam sobreviver com seus proprietários desde o primeiro minuto de vida. Este caso específico não é normal, e vamos vê-lo melhor no tema da reprodução da fêmea, do parto e os neonatos.

Conclusão: é melhor com mais de 40 dias, mas o mais importante é conhecermos suas necessidades segundo sua idade.