Lição 31 ª Educar o cachorro

 

 

 

 

 

   

Tradicionalmente, o cachorro tem sido educado por meio da punição. Este é um método que temos que saber aplicar para que seja efetivo, o qual nem sempre conseguimos. Para castigar um cachorro é preciso lograr que o cachorro relacione o castigo com o ato que fez.

Outro erro comum é que quando são pequenos renhimos como se fosse um jogo, então ele vai fazer a mesma ação de novo para que nós façamos o mesmo e continuar o jogo.

Uma maneira mais efetiva é a conhecida como “reforço positivo”, educar o nosso cachorro com um prêmio. Entendemos por prêmio:

- Um pedaço de salsicha pequena, umas bolinhas de forragem, ou seja, um alimento inofensivo para seu estômago.

- Carinhos do proprietário, acompanhados de palavras como: “bem, Tommy”, bom cachorro”, etc.

O prêmio deve causar a obediência do cachorro. No começo ele vai obedecer esperando a recompensa. Após um tempo ele vai obedecer porque vai ser normal para eles. Começaremos sempre com ambos os tipos de prêmios e depois somente o afetivo. Todos os cachorros podem ser educados. O importante é saber como fazê-lo e qual é o caráter de nosso cachorro na hora de trabalhar com ele. Se o cachorro chegou em casa com mais de seis meses é mais difícil e lenta a educação, mas mesmo assim, é preciso fazê-lo.