Lição 33ª Prevenir os transtornos por separação

 

 

 

 

 

   

É uma das principais causas de abandono dos cachorros. Com certeza alguma vez já escutamos as queixas de alguma pessoa porque seu cachorro late muito quando eles ficam sozinhos, ou quando eles voltam e encontram a casa destruída. Estes são mostras de um transtorno no comportamento que fazem parte dos conhecidos “transtornos por separação”. São problemas difíceis de eliminar, mas que podem ter tratamento se os donos estiverem dispostos.

A causa destes transtornos é a tendência a depender do dono e os fortes laços que criamos entre os cachorros e proprietários.

Devemos estar conscientes desta doença para tentar evitá-la no período de sociabilidade de nosso cachorro. Vamos explicar como prevenir isto.

1. Tentar que nosso cachorro esteja com muitas pessoas no período entre os 5 e 10 meses, experiências drásticas com pessoas. Após os 3 meses pode surgir uma maior afeição com o dono e problemas de transtornos no adulto.

2. Dar uma grande importância a que o cachorro conviva em períodos de isolamento. Desde pequeno é tão engraçado que os levamos a todos os lugares. Depois queremos que ele fique em casa porque molesta. Ele não entende isto e destrói tudo para chamar a atenção do seu dono.