Lição 38 ª Os testículos

 

 

 

 

 

   

O cachorro nasce com os testículos na cavidade abdominal, e devem descer até o escroto através do canal inguinal.

Ao redor das oito semanas de vida deveríamos palpar os testículos, em alguns casos somente se palpa um. Ao palpar eles ascendem um pouco até o canal inguinal por onde eles desceram. Mas se neste tempo não percebermos nada, deveríamos começar a suspeitar que pode ser criptorquídeo. Podemos esperar até dois meses mais até chegar ao diagnostico definitivo.

Criptorquídeo: isto significa que os testículos ainda não desceram. Pode ser uni ou bilateral. O mais freqüente é unilateral.

Quando o testículo está no canal inguinal é mais simples colocá-lo no seu lugar, sempre que for anatomia normal. Outras vezes está na cavidade abdominal, e é preciso extirpar na maioria dos casos.

Não é conveniente deixar estes testículos no organismo porque têm uma alta probabilidade de virar tumoral com o decorrer dos anos. Nestes casos sempre se recomenda cirurgia para extrair.

Quando percebemos o problema, antes dos seis meses de vida existe um tratamento hormonal para tentar que desçam sem cirurgia, mas somente funciona em alguns casos.

Testículos de um cachorro de dois meses. O esquerdo aparece mais baixo do que o direito, mas ambos são normais para esta idade.