Lição 7ª Normas gerais na sua alimentação

 

 

 

 

 

   

Como regra básica, o cachorro somente deve comer forragem seca. Se adaptarmos o cachorro a “caprichos caseiros”, eles irão aumentando e no final nosso cachorro vai ter uma má alimentação, pois eles não têm o mesmo metabolismo nosso e podemos provocar um aumento de glicose, um excesso de cálcio depositado onde não deve, e outros problemas. O mais comum e no início é o tártaro nos dentes.

Esta imagem do cachorro pedindo comida é normal em todas as casas. Devemos saber que prejudicamos ao cachorro com estes costumes.

 

 

Nosso cachorro deve comer com um horário, o mais metódico possível, e sempre a mesma quantidade de comida, sem importar que não tenha comido tudo na comida anterior. Devemos retirar a comida quando já percebemos que não tem mais interesse nela, pois se deixamos comida no prato nosso cachorro sabe que pode comer a qualquer hora e ficará o dia todo comendo alguma coisa e fazendo a digestão sem repouso. Isto no final causa problemas gástricos.

Outro motivo é a qualidade de forragem. Ele vai perdendo propriedades na medida em que passa o tempo e fica em contato com a luz, e no final do dia as vitaminas se perdem (como o suco da laranja natural que depois de feito de manhã, fica o dia todo na cozinha).

A quantidade de comida sempre vai ser a mesma, embora ele não tenha comido tudo em uma destas comidas. Não sumamos nunca o que ele deixou para acrescentá-lo em outra.

 

A quantidade de comida que deve comer é indicada pelo fabricante. Todas as forragens vêm com um quadrante lateral onde indicam a quantidade que devem consumir em um dia segundo o tamanho, idade e raça. Essa é a quantidade total que devemos dividir em três porções no começo e depois em duas, quando o cachorro atingir cinco meses.

 

Esta é a tabela de pesos que devemos buscar em todas as forragens que comprarmos. É importante levar em conta que ela indica a quantidade total que deve ser proporcionada no dia, e que deve ser dividida nas rações correspondentes para nosso cachorro.

O normal é que o cachorro coma forragem até o primeiro ano de vida. Estes são mais altos em proteínas e complexos vitamínicos, mas se ainda damos forragem ao cachorro adulto, pode virar obeso, pois quando deixa de crescer precisa de menos proteínas, o metabolismo muda quando são adultos e normalmente ficam mais tranqüilos e gastam menos energia.

O cachorro adulto pode comer uma vez por dia, mas se for de raça pequena ou média sempre é melhor duas vezes por dia.