Lição 8ª A cebola e o chocolate: tóxicos para os cachorros.

 

 

 

 

 

   

1. A cebola: não devemos dar cebola ao nosso cachorro, nem contida em refogados, nem fritada, de maneira nenhuma. Eles ficariam doentes de forma crônica e seria muito difícil descobrir a causa. Provoca hemólises de glóbulos vermelhos, ou seja, faz com que se rompam os glóbulos vermelhos, o qual causa anemia e debilidade em nosso animal. Quando fica doente de forma aguda se percebem petéquias (pontos pequenos hemorrágicos) nas gengivas.

Temos que tomar cuidado e não deixar a cebola ao alcance dos cachorros, que podem mesmo jogar com ela ou comê-la.

Colocar estes cestos decorativos na cozinha é um perigo para nossos cachorros, o cachorro pode jogar com a cebola e comê-la.

2. O chocolate: o cacau ataca o fígado, chegando a atuar como um tóxico quando é forte. Depois de consumido não há antídoto, às vezes podemos reforçar o fígado, mas às vezes é tarde demais. Se ingerir chocolate acidentalmente, devemos levá-lo ao veterinário antes de esperar algum sintoma.

Se deixarmos bombons em cima de uma mesa, pode acontecer que percebamos que nosso cachorro, ainda sem educar, comeu alguns. Quanto mais puro o chocolate, mais perigoso para sua saúde pode ser.