Lição 10ª O gato geriátrico

 

 

 

 

 

   

Ao longo da historia dos gatos era quase impossível falar de um gato de quatorze anos. Isto tem mudado porque os gatos deixaram de serem esses animais de granjas que se alimentam do que caçam e, lógico que quando suas habilidades começam a deteriorar, suas possibilidades de vida são mínimas.

A partir dos sete anos o gato já é geriátrico. Perceberemos que suas habilidades já não são como antes, passam muito tempo dormindo, o qual ocasiona o aumento de peso. Perdem o interesse e a curiosidade pelo entorno devido principalmente a que sua visão e ouvido se deterioram.

Neste período eles têm maior risco de doenças renais, razão pela qual temos que prestar atenção se deixarem de fazer xixi ou urinarem com uma cor rosa.

Sua pelagem também muda de cor, tornando-se mais apagada, inclusive com cãs.

DIVERSOS FATORES QUE INFLUEM NA LONGEVIDADE DO NOSSO GATO:

1. A alimentação: devemos alimentar o gato de maneira apropriada para sua idade. Há muitos tipos de forragens no mercado que são indicados para isto.

2. A raça: os gatos comuns costumam ser mais longevos, devido a que as raças puras têm grande consangüinidade na maioria dos casos.

3. A obesidade: os gatos obesos têm muitos problemas.

4. Os hábitos de vida: um macho castrado, por exemplo, costuma ser mais tranqüilo e não foge de casa. Isto reduz o risco de acidentes e brigas com outros machos.