Lição 11ª Os dentes

 

 

 

 

 

       

A partir das três semanas de vida podemos ver as pontinhas dos dentes que terminarão de sair aos dois meses de vida.

O gato da foto somente tem os caninos.

A dentição de leite tem 26 peças.

A partir dos 3 meses começam a mudar estes dentes. Na maioria dos casos, esta mudança passa despercebida para os donos, completando a mudança aos 6 meses.

A dentição definitiva é formada por 30 peças.

O estado dos dentes é fundamental para nosso animal. Já mencionamos anteriormente o delicado sentido do gosto dos gatos. Se tiverem tártaro nos dentes, relacionarão o mau sabor com a comida e não com sua boca, então deixarão de comer, o qual piora ainda mais o estado físico e a possível infecção secundária.

Se a dieta de nosso gato for ferragem seca, em cada mordida se limpará os dentes, mas se a dieta for comida feita em casa ou latas úmidas de carne, temos que cuidar a higiene dos dentes.

No mercado há escovas para dentes e pasta especifica para gatos, mas em poucas ocasiões nosso gato permitirá que escovem seus dentes.

Devemos proporcionar produtos para a higiene dos dentes que podem ser encontrados no mercado e que os gatos aceitam à maneira de prêmio.

Se os dentes já tiverem tártaros, é melhor levar os gatos a uma clínica veterinária para que lhes façam uma limpeza dental.