Lição 12ª A pelagem, seu cheiro característico.

 

 

 

 

 

   

A pelagem do nosso gato varia sua cor e comprimento dependendo da raça, mas em todos os casos tem a mesma função protetora.

Sob a pelagem, o gato é coberto por ácidos graxos segregados pelas glândulas sebáceas espalhadas pelo corpo e que além de protegê-los do frio e do calor proporcionam a cada gato um cheiro característico que, ao esfregarem o corpo com uma superfície ou com nós mesmos, deixam impresso seu cheiro.

Não podemos deixar de falar de uns pêlos especializados chamados comumente bigodes, que são tácteis que fazem possível para os gatos obterem informação do entorno, e ajuda com os movimentos sigilosos ao observarem a presa.

Os gatos mudam a pelagem em primavera e outono. Em primavera cresce uma pelagem fina para o verão, e no outono uma pelagem densa para o inverno.

No caso dos gatos que não saem de casa, podem estar mudando a pelagem durante o ano todo devido à calefação e às condições das casas que alteram seus sistemas.

No período de mudança da pelagem não aparecem no corpo do animal partes calvas. O processo é progressivo e a aparição de uma área calva é sinal de alguma doença.

Uma pelagem saudável, com brilho e suave reflete um gato bem alimentado e com boa saúde.