Lição 13ª Os ouvidos

 

 

 

 

 

   

O sentido do ouvido é muito desenvolvido no gato. Fazemos questão na sua grande agudeza de caçador, para o qual o sentido do ouvido é um das maiores ajudas, pois é muito agudo e de grande precisão.

É preciso prestar muita atenção ao ouvido do gato. O conduto auditivo não é como o nosso, ele forma um ângulo reto para abaixo, devido a sua posição sobre a cabeça.

Quando nosso gato se coça sua orelha, devemos estar alertas por uma possível otite. O mais simples que poderíamos fazer seria cheirarmos o gato em casa, pois quando a otitis é avançada desprende um cheiro forte e característico.

A otitis é mais freqüente em raças de pelagem comprida, pois a pelagem também nasce dentro do ouvido, e isto é mais freqüente nestas raças.

Quando pegamos da rua um gato pequeno e tem muitas pulgas, devemos levá-lo ao veterinário para que revise seus ouvidos, pois na maioria dos casos também encontraremos ácaros dentro dos ouvidos, os quais são muito molestos e fazem com que os animais fiquem muito nervosos.

Com o decorrer do tempo nosso gato vai perder esta precisão e isto irá acompanhado por uma falta de curiosidade pelo entorno.