Lição 16ª A desungulação e a tenectomia

 

 

 

 

 

   

Quando nosso gato tem o costume de arranhar a casa toda por dominância, ou sua agressividade já ocasionou que tenha arranhado algum membro da família e já alcançou uma determinada idade, após os seis meses quando podemos definir bem seu caráter, somente fica uma solução para que os proprietários não tenham que se desfazer deste animal: a extração das unhas ou desungulação.

Esta cirurgia não deve ser confundida com cortar as unhas bem curtas. A unha é extraída desde a raiz, extraindo também o saco dérmico onde elas nascem, para evitar que cresçam de novo. É evidente que a operação deve ser feita por um veterinário e com o animal sob anestesia geral.

Depois desta cirurgia, o gato precisa de nossa atenção por uns dez dias, durante os quais vamos ter de cuidá-lo para que não tire a vendagem, e levá-lo ao veterinário para as curas.

Outra técnica empregada é a tenectomia, que consiste em cortar o tendão que lhes faz possível com que mostrem as unhas. Para esta técnica, os cuidados pós-operatórios consistirão em cuidar um par de pontos sobre os dedos de nosso gato e que depois de dez dias vamos tirar.

Em qualquer uma das duas opções é preciso que nunca abandonemos nem deixemos a esse animal dentro de um grupo da sua espécie, pois temos tirado sua ferramenta de caça e defensa. Nestes casos é aconselhável também a castração para que na época de cio, não fuja de casa, pois o encontro com os machos poderia ser muito perigoso.