Lição 17ª Período de sociabilização

 

 

 

 

 

   

O gato com cinco semanas já é Independiente da mãe nas suas funções metabólicas, mas começa o período de aprendizagem.

Desde as cinco até as oito semanas será o período de maior capacidade de sociabilidade de um gato. Se eles estiverem com a mãe, vão aprender tudo dela, começarão a se arrumar como a mãe, e vão imitá-la na suas excursões e caça.

Este é o momento de adotar um gato. Nestes dias ele deve se acostumar aos ruídos cotidianos de nossa casa; o gato costuma fugir ao ouvir um ruído, mas se aprender esses ruídos a esta idade, como a campainha da casa, por exemplo, vai senti-lo como uma coisa cotidiana.

Se nesta época eles se acostumam às pessoas e às crianças, não serão agressivos quando crescerem, pois não sentirão medo. A presença das crianças é importante. Para eles um adulto e uma criança não é a mesma coisa. Se somente estiver entre adultos, vai virar violento com a presença de uma criança. Como vemos nesta foto, este gato adulto está totalmente adaptado ao seu dono de pouca idade.

Estes gatos estão se adaptando a conviver com os animais ao seu redor, rompendo com todas as lendas sobre os gatos, como também eles podem se adaptar a conviver com cachorros.

Chegou o momento da primeira consulta com o veterinário, que além de acoselhavel, faz com que o gato se familiarize com o lugar e que a visita seja mais agradável para todos.

Entre as cinco e oito semanas vai ser um período onde cada experiência ficará muito marcada na sua vida, e marcará o futuro caráter do nosso gato. Após esta época, vai continuar aprendendo durante toda a sua vida, mas à medida que for mais velho, o aprendizado é mais lento.