Lição 18ª O primeiro dia da adoção.

 

 

 

 

 

   

Em dependência do lugar de origem do nosso gato, este dia será de uma ou outra maneira.

Se o gato foi pego em uma casa onde nasceu com uma família, ele vai se adaptar melhor ao nosso lar, porque aprendeu muito dos irmãos e da mãe.

Se foi adquirido em uma loja ou centro de animais, temos que dar muita importância a este primeiro dia.

Se ele vier da rua, temos que ter muita paciência, porque é mais nervoso e é provável que tenha sofrido más experiências. É o animal que mais precisa de nosso carinho.

Quando chegar em casa, temos que dedicar tempo para que esquadrinhe em cada canto da casa, sem que pegue susto ou se esmague. Ele vai esfregar seu corpo por todos os lados deixando seu cheiro. Devemos deixar que façam este processo com calma e que eles se aproximem de nós gradualmente.

Vamos lhe indicar onde fica a comida e a água, sua cama e caixa para micção e fezes.

Desde este primeiro dia temos que lhe indicar os lugares onde não deve subir. Já conhecemos a fama de desobediência dos gatos, mas se for educado corretamente desde o primeiro dia e o gato for pequeno, ele vai aprender. Como eles sentem medo, basta renhir alçando a voz ou fazendo um ruído seco quando eles subirem onde não devem.

Também podemos costumá-los a lhes oferecer um prêmio quando estiverem fazendo o correto desde o começo. Podem ser usados produtos do mercado ou prêmios feitos em casa, respeitando o tipo de alimentação

Nunca devemos lhes oferecer muita quantidade destes produtos, sempre com moderação para que realmente seja um prêmio esperado.