Lição 2ª A comida

 

 

 

 

 

 

   

Os gatos são animais com muita sensibilidade gustativa, e conjuntamente com isto, temos que ressaltar seu grande sentido do olfato que fará com que qualquer comida com um cheiro pouco apetecível seja rejeitada por nosso animal.

O gato é um animal carnívoro, e por seu estado ainda mais selvagem do que os cães, eles mantêm esta característica ainda mais forte.

A base de sua dieta devem ser proteínas de origem animal, carne ou peixe, pois do contrário teriam falta de aminoácidos essenciais para a vida, o qual vai ocasionar problemas metabólicos.

Lembremos que o gato é um grande caçador; por isso, se nosso gato puder sair ao jardim, com certeza vamos vê-lo comendo sua própria presa. Porém, atenção! Isto poderia causar problemas gástricos.

A porcentagem de proteínas na sua alimentação é determinada pela época de sua vida. Vai ser maior quando estiver crescendo e devemos diminuí-la quando for adulto, aumentando-a de novo em gatas gestantes e em amamentação. É preciso termos cuidado para que nosso gato não vire obeso, pois isto traria muitos problemas.

Devemos também subministrar gorduras para que a dieta seja mais apetecível para o gato, mas sempre em pequenas quantidades, pois isto pode ocasionar problemas de obesidade, o qual em gatos é mais perigoso para sua saúde do que para outros animais.

Finalmente devemos lhes dar hidratos de carbono, por exemplo, arroz ou massa cocida, o qual não vai ser muito apetecível para o gato, mas muito proveitoso para sua saúde.

Temos de conhecer uma coisa muito importante:

UM GATO NUNCA VAI COMER COMIDA ESTRAGADA.