Lição 22 ª A micção (o xixi)

 

 

 

 

 

   

Ao contrário dos cachorros, o gato e a gata têm a mesma posição para urinar: ambos se agacham flexionando as patas traseiras e sempre para abaixo e uma quantidade considerável. Sempre escarvam com as patas e conseguem enterrá-lo.

Este gato é macho e urina como se fosse uma gata.

Porém, os gatos também têm outra forma diferente para urinar: em posição vertical e impregnando de urina toda a superfície que eles têm detrás, e nunca tentam ocultá-lo, pelo contrário, é uma conduta para marcar seu território.

Devemos prestar atenção à micção do nosso gato, principalmente dos gatos machos, e quanto maior ele for, é aconselhável revisar o nosso gato todos os anos a partir dos sete anos, pois é um animal com grande tendência a formar cálculos renais que podem chegar a obstruir a uretra impedindo a saída da urina. Este é um problema bem perigoso e motivo de visita de urgência à clinica veterinária. Se for detectado logo antes da obstrução, com uma dieta específica pode ser resolvido o problema.

Tocando o abdome do gato perceberemos uma bola muito dura que é a bexiga cheia de urina. Se nosso animal tiver uma obstrução, devemos ir o mais rápido possível ao veterinário.