Lição 3ª Quando é que devemos lhe dar a mamadeira?

 

 

 

 

 

   

Infelizmente, com freqüência encontramos gatos abandonados com poucos dias de vida e então ai chega o problema de como alimentá-los.

Quando estes animais têm menos de um mês de nascidos, (isto nós podemos percebê-lo olhando os dentes, somente distinguiremos os caninos, e também pela falta de desenvolvimento motor), devemos amamentá-los com mamadeira usando leite específico para gatos.

É preferível usarmos estes leites, seja a marca que for, e não o leite convencional que temos em casa, embora para os gatos o leite seja mais inofensivo do que para os cães. Os filhotes devem tomar este tipo, pois sua flora bacteriana não está pronta para tomar leite convencional.

Vai ser subministrado segundo a demanda, ou seja, vamos observar que o gato fica calmo após tomar o leite e, após três horas, vamos ver que ele vira intranqüilo pela fome. Ele vai miar para que saibamos que está com fome. Este tempo vai se prolongar cada vez mais à medida que for crescendo e a mamadeira for cada vez mais grande.

A quantidade de leite para o peso do nosso gato aparece indicada na vasilha.

A posição para usar a mamadeira é fundamental: sempre com a barriga para baixo, imitando a posição que adotaria o cachorro para mamar de sua mãe. Se segurarmos o gato como se fosse um bebê durante a amamentação, o líquido poderia chegar facilmente aos pulmões, provocando uma pneumonia por aspiração. Podemos usar uma almofada para que o animal apóie a cabeça.