Lição 30 ª Escovar

 

 

 

 

 

   

Uma maneira de diminuirmos a quantidade de pêlos que em períodos de mudança o gato pode ingerir através da arrumação é escovando-os. Assim tiraremos pêlos do corpo.

Isto é quase imprescindível em raças de pelagem comprida, como o gato persa. E não é tão importante nas raças de pelagem curta, a não ser que nosso gato não tenha o costume de se arrumar, o qual sói acontecer quando de pequeno não o aprendeu da mãe. Neste caso é preciso escovar, embora tenham a pelagem curta.

Se quisermos escovar o nosso gato e que isto seja um momento agradável para ambos, devemos começar este costume desde o primeiro dia ao chegar em casa, embora não seja necessário. Será assim que ele vai aceitar isto como uma coisa normal e quando for adulto ele vai esperar este momento de “carícias” do seu dono.

Se esperarmos escovar um gato de pelagem comprida cheia de nós e que faz um ano ninguém escova, tenha a certeza de que a experiência não vai ser positiva para ninguém.

Lembremos que os gatos têm um período de adaptação e conhecimento do seu entorno que devemos aproveitar para estes costumes que serão necessárias para o futuro.

No mercado tem muitos tipos de escovas. No começo devemos escolher as mais suaves e, quando estiverem acostumados, vamos escolher aquelas que forem melhores para o tipo de pelagem do nosso gato.