Lição 32 ª Cortar os cabelos

 

 

 

 

 

   

Como os cachorros são levados pelos donos para que sua pelagem seja cortada, o mesmo pode ser feito com os gatos.

O problema é o carater dos gatos, o qual faz com que seja quase impossível cortar sua pelagem sem anteriormente aplicar anestesia, pois sentem medo do ruido da máquina de pelar, razão pela qual é preciso ter a certeza de que o lugar onde é atendido o animal tenha um veterinário, a única pessoa capacitada para dormir um animal. Tem tido casos onde o próprio dono tem cortado a pelagem de seus gatos sem usar anestesia, mas isto nao é frequente.

Quando é que devemos cortar a pelagem do nosso gato?

Se nosso gato tiver uma pelagem longa que não temos escovado e tem muitos nós, nome que recebem as aglomerações de pêlos que não se podem separar, isto não vai deixar que o ar chegue à pele do gato, o qual provoca um crescimento bacteriano anaerobios que termina em dermatite grave. Por isso é conveniente cortar a pelagem do gato para descobrir se ele sofre desta dermatite ou para prevenir caso ele sofra faz pouco tempo desta situação.

Também temos o caso de animais cujos donos cortam sua pelagem cada ano no começo do calor. Se fizermos isto sempre estamos alterando seu sistema termoregulador, manipulando sua pelagem, e então não poderíamos deixar de pelar o gato cada ano. Isto tem que ser evitado, pois se deixássemos de cortar a pelagem um ano somente, aconteceria com ele o mesmo ou pior do que acontece com um gato cuja pelagem nunca foi cortada.