Lição 33ª Parasitos externos

 

 

 

 

 

   

Semelhante ao resto dos animais, nossos gatos sofrem o ataque de parasitos externos. O mais comum nos gatos são as pulgas, e em menor medida sofrem de carrapatos.

Embora nosso gato esteja limpo, ele pode ter pulgas, principalmente se ele é aficionado a sair pelo bairro.

As pulgas são difíceis de perceber, mas podemos saber se elas têm estado em nosso gato se apartando os pêlos da barriga vemos pequenos pontos pretos que são suas fezes.

A picada de pulga pode se complicar até formar um eczema úmido nos gatos que apresentam alergia a estes animais.

Quando detectarmos uma pulga adulta no nosso animal, devemos saber que ela põe ovos no meio e que depois sobe ao hospedeiro, por isso temos que aplicar um produto que garanta a permanência na pele para que não se infecte de novo.

Tem vários tipos de produtos:

Pipetas: são confortáveis porque elas se espalham pelo organismo aplicando-as somente em um ponto. Podem ser usadas em animais a partir dos dois meses.

Spray: tem que ser espalhado por todo o corpo com cuidado para que não chegue às mucosas nem aos olhos. Quando são pequenos podem ser usadas determinadas marcas, mas aconselho que não use o produto diretamente sobre o animal, mas que impregne uma gaze com ele e esfregue no gato. Assim tem mais garantia que não caia nos olhos e boca.

Pastilhas: são fáceis para usar, mas a pulga morre quando pica, então os problemas de alergia não são evitados.

Antes de usarmos estes produtos, temos que ler direito as indicações do fabricante ou perguntar ao nosso veterinário. Tem tantos produtos diferentes no mercado que seria impossível explicar cada um deles.