Lição 7ª

Desenvolvimento do gato durante o primeiro mês de vida.


 

 

 

 

 

   

O gato nasce sem o total desenvolvimento dos seus sentidos, nascem cegos, surdos, e apenas sem mobilidade. Arrastam-se para mover-se, e seguem o calor que desprende o corpo da mãe e dos irmãos. Durante os primeiros dez dias eles precisam do calor externo para manterem a temperatura corporal, pois eles sozinhos não podem se esquentar. No caso dos gatos estradeiros a mãe e faz refúgios em lugares afastados e áreas quentinhas. Em casa nós devemos lhes proporcionar este lugar.

Nesta época eles ganham umas 15 g. por dia.

Durante esta época a mãe os lambe freqüentemente. Isto tem como objetivo não somente a higiene, mas também estimular o reflexo da micção e defecação. Até eles não atingirem três semanas de nascidos, não são capazes de terem este reflexo. Se estivermos alimentando um gato órfão desta idade, temos que levar isto em conta e fazer massagens no abdome do gatinho.

A partir dos dez dias eles abrem os olhos e progressivamente começam a ouvir. Assim, gradualmente vão ganhando desenvolvimento muscular e a partir das três semanas começam o movimento ao redor da mãe.