Lição 22 ª

 

 

 

 

 

   

 I. As Dietas:

Atualmente existem inúmeras dietas e nem todas recomendadas, embora sempre segundo a opinião daquele que a oferece através de uma cópia ou da recomendação de uma clínica de prestígio, os resultados sejam sempre incríveis e efeitos visíveis em poucos dias.

Quantas vezes já ouvimos: "Minha amiga diz que foi informado que a dieta X funciona!! Ela a fez e perdeu 5 kg e em apenas duas semanas!.!".

Verdade ou mentira? Talvez seguindo este tipo de dieta “milagrosa” seja possível perder alguns quilos, mas não gordura. O mais provável é que você perca líquido, talvez músculo, mas com certeza, o tempo.

O que sua amiga provavelmente não lhe disse é que depois de um mês ela tinha recuperado os cinco quilos e mais três de graça.

E acontece que nem tudo que brilha é ouro. Tudo na vida exige esforço e dedicação. É por isso que se recomenda ir a um especialista para nos aconselhar, assessorar, medir, pesar, fazer uma análise completa e confira o nosso nível de colesterol, uréia, hormônios, etc. assim poder descartar eventuais problemas de tireóide, açúcar, etc.

Ninguém melhor do que um endocrinologista para determinar qual é seu IMC, quantos quilos sobram, se você realmente precisa um plano de emagrecimento consistente em uma dieta que limite o número de calorias para comer a cada dia (o qual varia de uma pessoa para outra, dependendo do nível de atividade física, idade, sexo, etc.) e recomendará fortemente que você deixe um estilo de vida sedentário e opte por algum tipo de atividade física.

Dito isto, vamos comentar brevemente o que significa levar uma dieta balanceada e vamos discutir os possíveis riscos que corremos se seguirmos algumas das dietas atuais.