Lição 11ª: O Processo Administrativo

 

 

 

 

 

       

Se prestamos atenção a como se desenvolve a vida social de cada organismo, e especialmente daqueles que, como a empresa, forma o homem livremente, podemos distinguir duas fases ou estágios principais. A comparação com o que acontece na vida de organismos físicos pode esclarecer estas duas fases.

A primeira fase . Refere-se à estrutura ou construção do organismo. Aqui, a partir de uma célula, vão se diferenciando e definindo os tecidos e órgãos, até chegar a formar o ser em toda sua plenitude funcional e apto para o desenvolvimento normal das atividades ou funções próprias ou específicas.

A segunda etapa . Uma vez que o corpo está totalmente estruturado, desenvolve as funções em toda a plenitude, as operações ou atividades inerentes em toda sua variada mas coordenada complexidade, que tende a realizar a vida desse organismo.

O mesmo se aplica em um organismo social: na sua primeira fase, com base na iniciativa de uma ou poucas pessoas, tudo visa à estruturação do organismo social; quando está devidamente estruturado, existe uma segunda fase, que consiste na sua operação ou seu funcionamento normal para alcançar os seus objetivos.

Para ter uma melhor compreensão deste tema são definidos a seguir alguns critérios de diversos autores sobre as etapas do processo administrativo:

Henry Fayol. Etapas : Antecipação, organização, comando, coordenação e controle.   
Koontz & O'Donnell . Etapas : planejamento, organização, integração, direção e controle.

G. R. Terry. Etapas : planejamento, organização, execução e controle.

Agustin Reyes Ponce. Etapas: antecipação, planejamento, organização, integração, direção e controle.

Burt K. Scanlan. Etapas: Planejamento, organização, direção e controle.

De acordo com as propostas anteriores sobre o processo administrativo, pode ser concluído que, seis são as etapas básicas para o estudo e a conformação de suas duas fases principais.

Fase estática, que consiste na previsão, planejamento e organização, onde se respondem às perguntas de "O que vamos fazer? E como é que que vamos fazer? respectivamente.

A outra fase, a dinâmica, cuja implementação dentro da organização faz possível ver mais claramente o que está sendo feito no momento, e também ser capaz de avaliar essas ações. Aqui podem se encontrar as etapas de integração, direção e controle.

Outra razão pela qual eles são chamadas de fase estática e dinâmica, é devido ao relacionamento que tem com as pessoas. Normalmente, na fase estática há pouco ou nenhum relacionamento com pessoas, enquanto na fase dinâmica, há muita atividade e interação com outros seres humanos.