Lição 17ª: A Organização. Aspetos Gerais.

 

 

 

 

 

   

Refere-se à criação de uma estrutura que determine a hierarquias necessárias e agrupamento de atividades, a fim de simplificá-las e simplificar suas funções dentro do grupo social.

Essencialmente, a organização nasceu da necessidade humana de cooperar. Os homens foram obrigados a cooperar para atingir os seus fins pessoais por causa das suas limitações físicas, biológicas, psicológicas e sociais. Na maioria dos casos, essa cooperação pode ser mais produtiva ou menos cara se tiver uma estrutura organizacional.

Afirma-se que com um bom grupo de profissionais qualquer organização funciona. E também se assegura que é conveniente manter certo grau de incerteza na organização, pois dessa forma as pessoas são obrigadas a colaborar a fim de poder realizar suas tarefas. No entanto, obviamente pessoas capazes que desejem cooperar, trabalharão muito mais eficazmente se todos conhecem o papel que devem desempenhar e a forma em que suas funções se relacionam entre si.

Este é um princípio geral, válido na administração de empresas e em qualquer instituição.

Assim, uma estrutura organizacional deve ser concebida de modo que seja perfeitamente clara para todos, que esclareça quem deve executar uma determinada tarefa e quem é responsável por alguns resultados. Desta forma, são eliminadas as dificuldades causadas pela imprecisão na designação de responsabilidades e se atinge um sistema de comunicação e de tomada de decisões que reflete e promove os objetivos da empresa.

Estão listados e explicados abaixo os elementos da organização que, uma vez compreendidos e assimilados, incentivarão uma melhor administração:

a) Divisão do trabalho . Para dividir o trabalho é necessário seguir uma seqüência que inclui as seguintes fases: a primeira, (hierarquização ou ranking), que dispõe das funções do grupo social em ordem de categoria, grau ou importância. A segunda, (departamentalização), que divide e agrupa todas as funções e atividades em unidades específicas com base em sua semelhança.

b) Coordenação . Refere-se à sincronização dos recursos e esforços de um grupo social, a fim de alcançar oportunidade, unidade, harmonia e rapidez no desenvolvimento dos objetivos.