Lição 18ª: Os Organogramas

 

 

 

 

 

   

Uma das ferramentas mais importantes para definir a estrutura orgânica da empresa é o “organograma”, mas, infelizmente, uma preocupação pela técnica de sua confecção pode fazer com que se percam de vista os objetivos básicos da sua concepção.

Os organogramas:

1) Estabelecem a compreensão dos problemas de comunicação;

2) Orientam aos novos trabalhadores para os relacionamentos e complexidades estruturais;

3) Fornecem uma imagem gráfica da empresa a outros.

Os organogramas, na sua forma mais simples, apenas mostram as unidades e relações funcionais. Em um estado mais complexo, podem se adicionar o titular do posto de trabalho ou do escritório, as responsabilidades principais, comissões e até mesmo relações de comunicação. No entanto, são tão grandes e complexos que nestes organogramas apenas podem ser vistas as posições-chave ou segmentos da organização.

O que é um organograma?

Um organograma é uma representação gráfica da estrutura orgânica de uma empresa ou de suas áreas ou unidades administrativas, nas quais se que mostra as relações que mantêm entre si os órgãos constituintes.

Qual é o objetivo dos organogramas?

São o melhor instrumento para mostrar e transmitir gráfica e objetivamente a composição de uma organização.

Qual é a utilidade do organograma?

- Fornecem uma imagem formal da organização.

- São uma fonte de consulta oficial.

- Oferecem o conhecimento de uma empresa, e suas relações hierárquicas.

- Constituem um valioso elemento técnico para fazer a análise organizacional.

Quais são os critérios para preparar um organograma?

1) Precisão : as unidades administrativas e suas relações e inter-relações devem ser estabelecidas com precisão.

2) Simplicidade : devem ser o mais simples possível, para representar a(s) estrutura(s) de uma forma clara e compreensível.

3) Uniformidade : na sua confecção deverá ser padronizado o uso de nomenclatura, linhas, formas e composição para facilitar a interpretação.

4) Apresentação : seu acesso depende em grande medida do seu formato e estrutura, pelo qual devem ser preparados complementando critérios técnicos e de serviço, dependendo do seu objeto.

5) Vigência : Para conservar sua validez, devem manter-se atualizados. Recomenda-se que no canto inferior direito seja listado o nome da unidade responsável pela sua elaboração e a data da autorização.

Apresentação básica de um organograma.

 

 

 

Podemos observar neste gráfico que o nível hierárquico superior é formado pela Gerencia Geral, que tem quatro subordinados: Produção, Marketing, Finanças e Pessoal.