Lição 20 ª: Cultura Organizacional

 

 

 

 

 

   

A Cultura pode ser definida como o padrão de comportamento geral, crenças e valores compartilhados por membros de uma comunidade.

Se prestarmos atenção, porém, a cultura evidencia-se em todas as áreas do desenvolvimento humano. A cultura organizacional pode ser definida como os padrões de comportamento e crenças que encontramos dentro de uma empresa.

A cultura organizacional, em primeiro lugar, é dada pelos dirigentes de nível superior da empresa. São as suas crenças e maneiras de perceber as situações que se tornam normas. Um elemento muito importante imerso na cultura organizacional é o termo valor, o qual se torna uma crença permanente, ou de muitos anos, que serve como um guia para os trabalhadores, tentando alcançar os objetivos da empresa.

A seguir apresentamos uma matriz comparativa entre uma empresa sem cultura organizacional definida, e outra com uma cultura estabelecida e clara.

 

 

Entendemos que a cultura é algo muito estável na empresa e não pode ser alterada facilmente, pode demorar vários anos, pois traz consigo à mudança de valores, símbolos, comportamentos e assim por diante.

Não deve ser confundida a cultura organizacional com o ambiente ou clima organizacional, o qual é baseado na criação de um ambiente de trabalho favorável nas relações interpessoais entre os funcionários e empregados. É o ambiente interno de uma empresa e sua atmosfera psicológica particular, que está intimamente relacionada à moral e à satisfação das necessidades humanas dos seus membros. O clima pode ser positivo ou negativo, quente ou frio, favorável ou desfavorável, tenso ou flexível, etc.

Este conceito entretém as caracterizações que diferenciam uma empresa de outras, e influenciar o comportamento dos indivíduos na organização