Lição 21 ª: A Integração. Aspetos Gerais

 

 

 

 

 

   

Dentro de uma empresa, existem diferentes tipos de integração, como a integração de recursos humanos, integração de recursos materiais e integração de recursos financeiros. A seguir detalharemos cada uma dessas áreas de integração.

A integração do pessoal é definida alternativamente como administração de recursos humanos, que envolve o planejamento de recursos humanos, recrutamento, seleção, contratação, indução, avaliação, treinamento, desenvolvimento e mantimento do fator humano.

O Planejamento do Recurso Humano (The Human Resource Planning) refere-se à determinação do número de pessoas necessárias e às competências e habilidades que devem possuir tanto a curto como a médio e longo prazo. Esta fase está intimamente relacionada com os planos de crescimento a longo prazo da empresa.

O Recrutamento é procurar candidatos interessados em trabalhar na empresa; é fazer um apelo geral, as convocações.

Seleção refere-se à avaliação de habilidades, experiência e habilidades do candidato em relação com um lugar de trabalho, para escolher a pessoa mais adequada para desempenhar esse cargo. A seleção é feita através de entrevistas, testes de inteligência, habilidades e capacidades, testes psicológicos, etc.

A Contratação é quando você tem um candidato selecionado para sua inclusão na empresa. O contrato pode ser por tempo indeterminado, se o lugar o merece, ou por tempo definido, quando se vai realizar um projeto cuja duração é limitada,etc.

A Indução refere-se ao acoplamento entre a pessoa que entra pela primeira vez à empresa e à organização. A indução é feita em nível de empresa em geral, unidade organizacional na qual vai trabalhar, e no lugar de trabalho.

A avaliação é realizada periodicamente para avaliar o desempenho do pessoal, a fim de encontrar as áreas nas quais os funcionários precisem melhorar, ou como forma de atingir ou manter a melhoria contínua dos trabalhadores.

Treinamento e desenvolvimento , que visa à capacitação e ao maior desenvolvimento do empregado no trabalho, o qual lhe permita ascender dentro da empresa.

Mantimento do fator humano: aqui devem ser determinados os mecanismos e meios para que os empregados não se retirem da empresa, mas que eles vejam-na como uma oportunidade para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

Fontes internas e externas.

As fontes internas são os empregados que neste momento trabalham na empresa; e as fontes externas para obterem recursos humanos qualificados são compostas da concorrência, as instituições de posicionamento, etc.

Integração de Recursos Materiais.

Como mencionado anteriormente, esta é a atividade de compra, que é considerada tão antiga quanto as vendas. Estas duas atividades são complementares, não pode existir uma sem a outra, sejam elas nacionais ou internacionais, de natureza industrial, comercial ou de serviços.

As compras são essenciais para o progresso de qualquer empresa; seja mesmo pequena, média ou grande, o comprador e o vendedor mostram especial interesse na condução das negociações que eles fazem. As matérias-primas, mercadorias e outros materiais devem satisfazer os requisitos básicos de uma boa compra:

• Preço

• Qualidade

• Quantidade

• Condições de entrega

• Condições de pagamento

• Serviço após vendas

Definição de compra:

1.Comprar vem do latim comparare , cotejar, e que se traduz como adquirir algo por dinheiro."

2. Aquisição vem do latim adquisitio , - onís , ação de aquirir". Portantocomprar deve ser considerado como sinônimo de aquirir .

3. Tradicionalmente diz-se que comprar é "a função responsável de fazer todas as compras necessárias para uma empresa, no devido tempo."

4. Assim, “as compras são operações que são feitas para satisfazer uma necessidade particular."

5. Michel Calimeri define compras como: "a operação que visa fornecer, nas melhores condições possíveis, aos diversos setores da empresa, os materiais (matérias-primas e produtos acabados, acessórios, bens de consumo, máquinas, serviços, etc.) necessários para atingir os objetivos que a administração projetou."

Importância das compras.

Atualmente, as compras devem ser vistas como uma função vital no sucesso de qualquer empresa cujo objetivo será a aquisição de matérias-primas e bens essenciais para a fabricação dos bens que ela produz, ou produtos acabados para a venda ou fornecer serviços adequados, trazendo à cena todos os elementos necessários para consegui-lo.

Integração de Recursos Financeiros.

Menção especial merece a parte da integração dos recursos financeiros, que são vitais para o bom funcionamento de qualquer empresa. Estes podem ser recursos próprios ou recursos externos. Como externos podemos mencionar os empréstimos de instituições financeiras, ações, etc.

Para a integração destes recursos deve se levar em consideração questões tais como: taxa de juros, prazo, quantidade de pedido, o destino (capital de giro ou capital de investimento), garantia.