Lição 3ª: Ambiente das empresas

 

 

 

 

 

   

Como você imagina, ninguém funciona apenas dentro da atividade econômica. Há uma variedade de elementos que se juntam e influem na empresa, estamos nos referindo ao ambiente no qual a organização opera.

O ambiente da organização pode ser definido como todos os elementos que têm influência significativa sobre as operações diárias da empresa, dividindo-se em duas partes: macroambiente e microambiente.

O macro-ambiente são as condições de fundo no ambiente externo de uma organização. Esta parte do ambiente constitui um contexto geral para a tomada de decisões gerenciais. Entre os principais aspectos do ambiente externo podem ser mencionados os seguintes:

• Condições Econômicas : Refere-se ao estado atual da economia relacionada com a inflação, a renda, produto interno bruto, desemprego, etc.

• Condições sócio-culturais: o estado geral dos valores sociais predominantes em áreas como direitos humanos e do meio ambiente natural, as orientações em matéria de educação e as instituições sociais a ela associadas, bem como os padrões demográficos, etc.

• Condições político-jurídicas : refere-se ao estado global da filosofia e objetivos fundamentais do partido que está no governo, bem como as leis e regulamentos governamentais estabelecidas.

• Condições tecnológicas : relativas ao estado geral do desenvolvimento e da disponibilidade da tecnologia no ambiente, incluindo os avanços científicos.

• As Condições ecológicas : referem-se à natureza e ao meio ambiente natural ou físico, incluindo a preocupação com o meio ambiente.

O Microambiente é composto pelas organizações e pessoas reais com as quais interagem com a empresa. Entre os principais incluem-se:

• Clientes : formado por grupos de pessoas ou instituições que compram os bens e / ou utilizam os serviços da organização.

• Fornecedores : são os fornecedores específicos da empresa em termos de informação, de financiamento e da matéria-prima que a companhia precisa para operar.

• Concorrência : Empresas específicas que oferecem bens e serviços idênticos ou semelhantes aos mesmos grupos de consumidores ou clientes.

Reguladores : são as agências e representantes governamentais em nível local, estadual e nacional, que punem as leis e regulamentos que afetam as operações da empresa dentro de um determinado país.