Lição 5ª: Globalização e Administração.

 

 

 

 

 

   

O termo "globalização" é traduzido pela ONU do inglês como mundialização tentando interpretá-lo como uma grande abrangência das práticas ou aberturas do mercado internacional.

Joaquin Arriola define globalização comoa criação de um mercado global no qual fluem livremente o capital financeiro, comercial e produtivo ".

Em todo o mundo, a globalização refere-se à crescente interdependência entre os países, tal como refletido no crescimento dos fluxos internacionais de bens, serviços, capitais e conhecimentos.

Michael Czinkata indica que " a globalização é um processo inevitável. O mundo começou a ser mais homogêneo, e as distinções entre os mercados nacionais são insignificantes. Além disso, para sobreviver, temos de compreender a importância de abrir nosso mercado para nossas empresas e concorrentes ”.

Dentro deste contexto de "aldeia global", surgem grandes empresas à conquista do mercado, entre elas estão: as corporações multinacionais, que mantêm operações significativas em mais de um país ao mesmo tempo, mas que são todas administradas desde a sede no país de origem; as corporações transnacionais, que mantêm operações significativas em mais de um país simultaneamente e descentraliza a tomada de decisões em cada operação no país local.

Atualmente, há enormes oportunidades para que as organizações possam penetrar em novos mercados, alcançar mais e mais potenciais compradores de seus produtos, e expandir seus horizontes de negócios. É verdade que a globalização apresenta como contrapartida uma forte concorrência, mas para as empresas que estiverem preparadas e prontas, isso não representa grandes dificuldades.