Lição 7ª: Teoria Clássica da Organização (Fayol)

 

 

 

 

 

   

Henri Fayol (1841-1925) , de origem francesa, é para alguns, o autor mais ilustre da teoria da administraçãoEle observou que a teoria administrativa pode ser aplicada a todas as organizações humanas (universalidade). Ele é considerado o pai do processo administrativo, e criador e impulsionador da divisão de áreas funcionais para as empresas.

Os primeiros trabalhos de Henri Fayol representam a escola da teoria do "Processo Administrativo". Em 1916 publicou o livro Administration Industrielle et Genérate (Administração Industrial e Geral). O livro sintetizou a suas opiniões sobre a correta administração das empresas e dos indivíduos dentro delas.

Fayol identificou cinco regras ou deveres da administração:

• Planejamento : Desenhando um plano de ação para o futuro.

• Organização : proporcionar e mobilizar recursos para a implementação do plano.   
• Direção : gerenciar, avaliar e selecionar os empregados com o propósito de garantir o melhor trabalho para atingir planejado.

• Coordenação : a integração dos esforços e assegurar o intercâmbio de informações e a solução de problemas.

• Controle : assegurar que as coisas aconteçam como planejado e implementar ações corretivas necessárias para desvios encontrados.

Mais importante ainda, Fayol acreditava que a administração podia ser ensinada. Estava interessado em melhorar a qualidade da administração e propôs vários princípios para orientar as tarefas administrativas, como mostrado abaixo:

1. Divisão do trabalho

2. Autoridade e responsabilidade.

3. Disciplina.

4. Unidade de comando.

5. Unidade de direção.

6. Interesse geral sobre o individual.

7. Justa remuneração ao pessoal.

8. Delegação vs centralização.

9. Hierarquias.

10. Ordem.

11. Eqüidade.

12. Estabilidade do pessoal.

13. Iniciativa.

14. Espírito de equipe.

Fayol explicou que estes princípios administrativos não são rígidos de jeito nenhum, pois em muitos casos é necessário utilizar os critérios pessoais e a moderação. A coisa mais importante é que eles são orientações universais; em qualquer organização humana podem ser aplicados.