Lição 8ª: O enfoque de Sistemas de Administração.

 

 

 

 

 

   

O enfoque de sistemas revolucionou os enfoques de administração existentes. Concebe às empresas como sistemas sociais envolvidos em sistemas que estão interligados e que se afetam mutuamente.

As origens deste enfoque se remontam às concepções aristotélicas de "causa e efeito" e que cada inteiro é parte de outro maior. A teoria moderna dos sistemas desenvolveu-se pelas contribuições de Ludwig von Bertalanffy, quem afirmou que não havia elemento físico ou químico Independiente; todos os elementos são integrados em unidades relativamente interdependentes.

Foi em 1954 quando Kenneth Boulding escreveu um artigo intitulado "A teoria geral de sistemas e a estrutura científica”. Este artigo é considerado de grande relevância, pois revolucionou o pensamento científico e administrativo.

Um sistema pode ser definido como “um conjunto de elementos estreitamente relacionados que agem e interagem para atingir uma finalidade específica.”

Os sistemas podem ser classificados de acordo com:

• O grau de interação com outros sistemas : abertos, semi-abertos ou semi-fechados e fechados.

• A sua composição material e objetiva : abstratos e concretos.

• Sua capacidade de reagir : ativa, passiva e reativa.

• A sua mobilidade interna : estáticos, dinâmicos, homeostáticos e probabilísticos.

• O seu grau de dependência : independentes e interdependentes.

Em qualquer sistema podem ser encontrados quatro elementos básicos para seu funcionamento:

1. Entradas ou insumos : fornecem ao sistema do que é necessário para cumprir sua missão.

2. Processamento : é a transformação dos insumos.

3. Saídas ou produto : é o resultado do processo.

4. Feedback : é a resposta dos sistemas que têm recebido como insumo o produto de um sistema anterior ou a resposta do meio ambiente.

Graficamente, uma empresa vista como sistema é representada como segue:

 

 

Os sistemas são compostos de subsistemas , por exemplo, o corpo humano é um sistema e tem também subsistemas circulatório, respiratório, nervoso, etc. A empresa é composta por subsistemas de finanças, pessoal, marketing, etc. Da mesma forma, qualquer sistema faz parte integrante de um conjunto maior, comumente chamado macrosistema ou suprasistema. Por exemplo, uma árvore é um sistema que faz parte do macrosistema vegetal, e este faz parte da ecologia do planeta, e assim por diante.