Lição 2ª

 

 

 

 

 

 

   

2. O QUE É A AROMATERAPIA?

Poderíamos dizer que a pedra angular da Aromaterapia é a Natureza em si, encontrada nas flores, ervas, plantas, cortiças, captando as essências delas. Considera-se uma disciplina dentro da medicina natural.
Fundamenta-se em um enfoque Holístico.
O que é um enfoque Holístico? A pessoa é considerada como um tudo: harmoniza o físico, emocional, mental e espiritual, tudo isto inter-relacionado.
É por isso que o tratamento não é projetado na base de uma afecção determinada. Para obter resultados efetivos e positivos é preciso levar em conta todas as características da pessoa. 


3. DE ONDE OBTEMOS OS ÓLEOS ESSENCIAIS?

São substancias obtidas de um processo bioquímico produzido pelas plantas, diretamente das glândulas secretoras . 
Os óleos que encontramos nas plantas mudam continuamente de composição química e se mexem de um lugar para outro segundo o movimento do dia, razão pela qual a extração dos óleos tem um momento e tempo específico para otimizar sua colheita.
Devemos considerar o momento do dia mais conveniente, a estação do ano e suas condições climatológicas.
Os óleos podem ser encontrados em diferentes partes da planta: a resina na mirra, a cortiça na canela, nas flores como na alfazema.
Fala-se que a personalidade da planta é revelada pela essência dela: Não podem existir duas plantas com aromas iguais.
A maioria dos óleos essenciais são incolores. Porém, existem os chamados absolutos que salientam não somente pela cor, mas também pela densidade.