Lição 13: Vantagens em custos

 

 

 

 

 

   

Na análise da estratégia da empresa é muito importante o conceito de vantagem de custo. O s benefícios da vantagem competitiva e a participação do mercado derivam do estudo das economias que derivam da experiência acumulada. A este respeito, notamos que a evolução da curva de experiência como uma ferramenta de análise estratégica é atribuída principalmente a Boston Consulting Group (BCG).

 

Entre os estudos da BCG foi observada uma constância significativa na redução dos custos (e posteriores preços ao cliente), como resultado do aumento da produção acumulada. Na verdade, a BCG resumiu os comentários na sua “lei de experiência", onde se lê:

"O custo unitário do valor acrescentado a um produto padrão diminui
em uma percentagem constante (normalmente entre o 20 e o 30 por 100) cada vez que a produção acumulada se dobra.”

Nós definimos o custo unitário de valor acrescentado como “o custo por unidade de produção menos o custo unitário dos componentes e materiais comprados”. Devemos precisar nesta definição que se os fornecedores de componentes e materiais experimentam reduções de custos semelhantes à medida que aumenta o volume, o custo unitário substituiria o custo unitário do valor acrescentado .

A seguir, vemos a representação gráfica da curva de experiência, na qual é observado que os custos são reduzidos em proporção à produção acumulada.

 

 

A relação entre o custo unitário e o volume de produção pode ser expressada como segue:

C n = C * 1 n-a

Onde,


C 1 , o custo de produção da primeira unidade

C n o custo de produção da enésima unidade

n o volume de produção acumulada

a elasticidade do custo em relação à produção