Lição 14: Fatores de vantagens em custos

 

 

 

 

 

   

Nesta e na próxima seção, veremos o que são fatores determinantes de custos, e já se pode dizer que a importância relativa de cada um varia dependendo do setor, da empresa e das suas diversas actividades. Para identificar os determinantes do custo pode ser feito o seguinte:

• diagnosticar qual é a posição em custos de uma empressa, em termos de compreender por que os seus custos unitários são diferentes em relação aos dos seus concorrentes.

• formular recomendações à empresa sobre como melhorar a sua eficiência

  • Economias de escala .-

Graças às economias de escala ocorre a liderança das grandes empresas em qualquer setor, mas principalmente o industrial. E é que as economias de escala favorecem a produção em massa, algo que não é possível para as pequenas empresas. Por isso, quanto maior for a produção, menores serão os cortes unitários.

E falando em produção / fabricação, veja no gráfico a seguir a relação entre o custo unitário de produção e as unidades de produção por período , pois as economias de escala são principalmente relacionadas a esses processos. O ponto em que as economias de escala alcançam o máximo é chamado o tamanho mínimo eficiente da planta .

 

b) Economias de aprendizagem.-

As economias de aprendizagem são o efeito da repetição. Da repetição e da capacidade de aprender com os membros da empresa, o qual supõe um fator de redução de custos, principalmente pelo tempo. Assim, com a repetição contínua de tarefas se reduz ao tempo de execução, se faz uma melhor coordenação dos factores de produção e a experiência corrige os defeitos, além de tornar o processo mais eficiente.

As economias de aprendizagem são mais úteis enquanto for mais complexo o processo de produção ou produto em questão. A aprendizagem ocorre em nível individual e coletivo. No nível individual, a melhoria percebe-se na competência, enquanto o no nível coletivo é detectada na melhoria das rotinas organizacionais. Um exemplo de economias de aprendizagem é a liderança do Japão no mercado de telas planas.

 

 

c) Tecnologias de processo e desenho do produto. -

Para alcançar um mesmo produto / serviço podem ser desenvolvidos diferentes procedimentos. E com isso, podemos dizer que um processo de produção é superior a outro se para chegar ao mesmo resultado empregam-se menos recursos.

O surgimento de um novo processo de produção pode supor uma redução radical dos custos de uma empresa. O que é certo é o fato de quebrar as estruturas de mercado. Isto é o que acontece com o IKEA e as suas embalagens planas. Os móveis IKEA são embalados em embalagens planas, permitindo preços acessíveis porque é mais barato para armazenar e transportar a mercadoria.

Outro exemplo de redução de custos desta forma é encontrado em restaurantes de fast food, em que empresas com sistemas operacionais padrão e franquias têm praticamente substituido as pequenas empresas familiares envolvidas neste sector

d.) Desenho do Produto

"Desenhar para fabricar (desenhar produtos que são fáceis de fazer e não apenas funcionais e estéticos) pode oferecer uma redução significativa de custos, especialmente quando ligados a um novo processo tecnológico.