Lição 19: Manter a vantagem em diferenciação

 

 

 

 

 

   

Tanto quanto pode parecer que o caminho para que uma empresa obtenha a vantagem competitiva de reduzir os seus custes em relação aos dos concorrentes, deve-se dizer que uma empresa será consolidada se a vantagem sobre os seus concorrentes estiver baseada na diferenciação. Esta é uma vantagem estável, sólida, que em alguma medida " garante " o futuro da empresa.

A vantagem em custo é vulnerável, porque a vantagem em custos que hoje uma empresa tem sobre a outra pode ser eliminada amanhã por mudanças externas, como poderia ser a modificação de determinadas características do mercado, por exemplo.

  ANEXO 7 .- O MELHOR JOGADOR DO MUNDO

O mundo do esporte é sempre muito gráfico para dar exemplos de estratégia. No caso da vantagem competitiva em diferenciação não poderia ser diferente. Ou seja, apenas um time pode ter o melhor jogador do mundo. Obviamente, o melhor jogador do mundo é apenas um. É um recurso único, inimitável, diferente, uma fonte de rendimento em termos económicos e, envolto em uma equipe vencedora, é também uma fonte de rentabilidade em termos esportivos com a obtenção de troféus e títulos. Devido a este recurso, os fãs estão dispostos a pagar mais dinheiro para vê-lo jogar, e os patrocinadores estão dispostos a pagar mais para fazer propaganda de sua marca. Fica claro, não?

Até aqui, poderíamos estar falando de qualquer esporte, sem discriminação. Mas, se também fazemos referência ao futebol, tudo é ampliado. Ronaldinho é sem dúvida o melhor jogador do mundo. Suas honras, a nível individual e coletivamente avaliam-o, como veremos no final deste caso.

Deste recurso hoje só pode dispor o FC Barcelona, a nível de clubes, e o Brasil, em termos de selecções. É a diferença entre eles e seus concorrentes. Ambos receberam títulos (Liga dos Campeões em Paris em 17 de Maio de 2006 ao Barcelona, e a Copa do Mundo 2002 na Coréia e no Japão para a sua selecção, destacando os mais importantes), mas também transmite outros valores: alegria, desempenho, qualidade. É um recurso diferente que os situa, inicialmente, acima de seus concorrentes.

 E com a publicidade também acontece a mesma coisa. Ronaldinho arrecadou 23 milhões de euros em 2005, de modo que derrubou ao inglês do Real Madrid David Beckham como o futebolista melhor pagado do mundo, segundo a classificação publicada pela revista 'France Football'. As suas receitas em publicidade são de cerca de 14 milhões de euros, de modo que não só desde o ponto de vista do esporte, mas devemos considerar também os benefícios intangíveis obtidos pelo clube e a seleção pela imagem do jogador. Esse benefício "intangíveis" pode ser valorizado em vários milhões de euros

Portanto, contar com Ronadinho é uma vantagem competitiva em diferenciação para o F. C. Barcelona e a Canarinha.

 

 

Os resultados no nível individual são os seguintes:

2 FIFA World Player 2004 , 2005 , concedidos pela FIFA ao melhor jogador do mundo.

• 1 Premio FIFpro para o mehor jogador do mundo em 2005 , concedido pela FIFPro, a associação mundial dos futebolistas profissionais.

• 1 Bola de ouro 2005 , concedido pela revista francesa France Football, ao melhor jogador do futebol europeu.

• 1 Onze de Ouro 2005 , concedido pela revista italiana Onze Mondial, ao melhor jogador do futebol europeu.

• 1 Onze de bronze 2004 , concedido pela revista italiana Onze Mondial, ao terceiro melhor jogador do futebol europeu.

• 2 prêmio World Soccer ao melhor jogador do mundo ( 2004 y 2005 ) , concedido pela revista britânica World Soccer.

• Eleito o melhor atacante da Liga dos Campeões 2004 - 2005 pela UEFA.

• Realizador do melhor golo da Liga de Campeões 2004 - 2005 pela UEFA.

• Máximo artilheiro da Copa das Confederações 1999.

• Eleito melhor esportista latino-americano do ano 2005.

E coletivamente,

Campeonatos Nacionais

• 2 Liga espanhola de futebol ( FC Barcelona , temporadas 2004-2005 , 2005 - 2006 _)

• 1 Supercopa da Espanha ( FC Barcelona , 2005 )

Copas Internacionais em níveis de Clubes.

• 1 Liga de Campeões da UEFA , ( FC Barcelona , 2005-06 )

Copas com a Selecção Nacional

• 1 Copa do Mundo de 2002

• 1 Copa América em 1999

• 1 2005 Copa das Confederações

• 1 World Youth Cup em 1997