Lição 4: Casos de Empresas

 

 

 

 

 

   

ANEXO 1 .- O CASO DAS TELEVISORAS NA ESPANHA

1 .-) Tele5 - Fórmula 1 - Fernando Alonso .-

Tele 5 foi capaz de se adiantar ao fenômeno Fernando Alonso , que foi capaz de induzir a loucura na Espanha em um esporte de minorias como Fórmula 1 . E o primeiro ano de Fernando Alonso na Fórmula 1 , as corridas eram retransmitidas pela televisão pública. Mas como os resultados não eram positivos, ela deixou de confiar na corrida que Fernando Alonso mantia cheia de sucessos desde os 3 anos.

Tele 5, portanto, foi capaz de permanecer na frente dos seus concorrentes. Apostou fortemente por Fernando Alonso e a Fórmula 1 , mesmo quando os resultados do piloto não foram importantes, e com uma produção cinematográfica e a força de um impressionante diretor, conseguiu conngregar aos espanhóis diante da televisão em cada circuito. Como se isso fosse pouco, Fernando Alonso mudou de escuderia e começou a ganhar corridas, até chegar a ser Campeão do Mundo no ano passado. Negócio redondo para Tele 5

2 .-) La Sexta - Copa do Mundo de 2006 .-


La Sexta é a mais recente cadeia de televisão que apareceu na Espanha. S em dúvida, ela tem apostado fortemente no seu começo, pois para chegar a todas as famílias espanholas foram utilizados os direitos da Copa do Mundo na Alemanha . Essa é a sua estratégia, clara, muito clara: que seja sintonizada em todo o país. E a ferramenta: a Copa do Mundo, com a qual serão emitidos, entre outros, os jogos onde estiver participando a selecção espanhola. La Sexta , em exclusiva, fará a transmissão destes jogos, o qual é uma clara vantagem comparativa em relação aos concorrentes. Sem dúvida, isto posicionará a La Sexta na mente dos telespectadores.

 

Finalmente, La Sexta não retransmitirá em exclusiva os jogos considerados de interesse geral (jogo de abertura, a selecção final e os jogos da selecção espanhola), mas continuará fazendo-o ao mesmo tempo que CUATRO . Desta forma, tem se posicionado nas casas dos espanhóis, e não somente recuperou os investimentos, mas também obterá benefícios económicos significativos. Na última seção do curso, LEITURA DE APOIO, oferecemos a notícia que complementa este exemplo, e que é de fervente atualidade.