Lección 20ª

 

 

 

 

 

   

.

Função de demanda agregada

.

A curva de demanda agregada representa a quantidade de bens e serviços que os habitantes, as empresas e as entidades públicas de um país querem comprar para cada nível de preços.

.

.

A curva de demanda agregada tem derivada negativa: se sobem os preços, as pessoas vão querer comprar menos e se baixam quererão comprar mais (parece que é uma postura compreensível).

Quando estudávamos antes as curvas IS e LM, estávamos considerando que nos movíamos no curto prazo com preços fixos.

Porém, agora ao estudar a demanda agregada vamos considerar que nos movemos num prazo maior onde os preços variam:

De fato, a curva de demanda é uma relação entre níveis de renda e níveis de preço para os quais os distintos mercados analisados (mercado de bens e serviços e mercado de dinheiro) estão em equilíbrio.

Vamos ver como se determina a curva de demanda agregada:

Já temos visto que ao curto prazo (com preços fixo) o ponto de cruze das curvas IS-LM supõe uma situação de equilíbrio nos mercados de bens e serviços e no de dinheiro.

No mercado de dinheiro temos considerado que a oferta monetária real (oferta monetária/preço) é fixa, assumindo um nível de preços P0.

Se representarmos num diagrama o nível de renda de equilíbrio “Eu” (determinado pelo cruze IS-LM) e o nível de preço “P0” já teríamos o primeiro ponto da curva de demanda agregada (A).

Vamos tratar de determinar um segundo ponto da curva de demanda agregada:

Suponhamos que os preços sobem de P0 a P1. Então a oferta monetária real se reduz (o denominador é maior), movendo-se à esquerda. O novo ponto de equilíbrio no mercado de dinheiro (dado um nível determinado de renda) implica um tipo de juro mais elevado.

Isto implica que a curva LM se desloca à esquerda, pelo que o novo ponto de corte com a curva IS determinará um nível de renda mais baixo “Y1”.

Portanto, a “P1” lhe corresponde um nível de renda menor “Y1”. Já temos um segundo ponto da curva de demanda agregada (B).

Vamos tratar de determinar um terceiro ponto da curva de demanda agregada:

Suponhamos agora que os preços baixam a P2 (P2<P0). A oferta monetária real aumenta (o denominador é menor), a curva se desloca à direita. O novo ponto de equilíbrio no mercado de dinheiro determinará um tipo de juro mais baixo.

A curva LM se deslocará à direita, pelo que o novo ponto de corte com a curva IS estabelecerá um novo ponto de equilíbrio com um novo nível de renda mais alto “Y2”.

Portanto, a “P2” lhe corresponderá um nível de renda maior “Y2”. Já temos um terceiro ponto da curva de demanda agregada (C).

.

.

Temos visto a relação negativa entre o nível de renda e o nível de preços, que é o que explica que a derivada da curva de demanda agregada seja negativa.

.