Lección 36 ª

 

 

 

 

 

   

.

Inflação (II)

.

Efeitos da inflação

A inflação afeta negativamente à marcha da economia:

Prejudica àquelas pessoas cujas rendas costumam crescer menos que a inflação, como é o caso dos aposentados, dos desempregados, etc.

Beneficia aos devedores (o importe de suas dívidas perde valor) e prejudica aos credores.

Gera incerteza, dificultando as inversões: é muito fácil realizar com um mínimo de garantia previsões ao longo prazo de ingressos e gastos, pois a variação dos preços pode jogar no lixo todas as hipóteses.

Os produtos, ao aumentar seus preços, perdem competitividade no mercado exterior.

Costuma ter um impacto fiscal negativo: a inflação tende a aumentar a carga tributária.

Vamos ver um exemplo: faz um ano compramos um imóvel por 100.000 euros que agora vale 110.000 euros (inflação de 10%). Em realidade não temos ganhado nada (110.000 euros de agora equivalem a 100.000 euros do ano passado), mas se o vendêssemos por esta última quantidade a efeitos do Ministério da Fazenda teríamos obtido um benefício de 10.000 euros pelos que teríamos que pagar impostos.

.

Políticas contra a inflação

Na luta contra a inflação se costumam aplicar políticas destinadas a esfriar a demanda, sejam fiscais ou monetárias, com a finalidade de tratar de diminuir seu ritmo de crescimento e descer as pressões de aumento sobre os preços.

Também é importante controlar o crescimento da quantidade de dinheiro, pois temos visto que este tem um impacto decisivo sobre o crescimento dos preços.

Também vai ser fundamental convencer a sindicatos e empresários para que moderem as subidas salariais.

No aumento dos preços joga um papel fundamental as expectativas inflacionistas.

Se os sindicatos consideram que a inflação do próximo ano vai ser de 10%, nas negociações de convênios coletivos solicitarão subidas como mínimo deste importe. Este mecanismo contribui a alimentar o próprio processo inflacionista.
Por isto, a credibilidade do governo é fundamental na luta contra a inflação:

Se o governo tem um bom antecedente anti-inflacionista, as estimações que realize sobre o crescimento esperado dos preços desfrutarão de credibilidade e os diferentes atores econômicos (empresários, trabalhadores, sindicatos, etc.), tratarão de ajustar suas petições de subida a estas estimações.

.