Lección 8ª

 

 

 

 

 

   

.

Equilíbrio no mercado de bens

.

Uma vez analisados os diferentes componentes da demanda de bens e serviços vamos desenhar a curva. Nela se relaciona a demanda de bens com a produção oferecida pelas empresas.

.

.

A inclinação é positiva já que vimos que vários de seus componentes (consumo, inversão e gasto público) estão relacionados positivamente com o nível de renda.

Se desenharmos uma linha que parte desde a origem e que tem um ângulo de 45%: os pontos desta linha cumprirão com a condição que tínhamos fixado de que a oferta fosse igual que a demanda.

Se a quantidade demandada é de 1.000 milhões de euros (eixo vertical), a produção oferecida será também de 1.000 milhões de euros (eixo horizontal).

O ponto em que se cruzam ambas as linhas ( A ) é o ponto de equilíbrio da economia:

A quantidade demandada é igual que a quantidade oferecida: não fica nada para comprar, nem nada para vender.

Se a economia se encontrasse num ponto ( B ) no que a quantidade demandada fosse maior que a ofertada, haveria uma demanda insatisfeita (pessoas que não poderiam comprar aquilo que elas desejam) o que levaria as empresas a aumentar sua produção até que AO = DA

.

.

Se, pelo contrário, a quantidade demandada fosse menor que a ofertada (ponto C ), haveria produtos que ficariam sem vendar o que levaria as empresas a reduzir sua produção até que novamente AO =DA

.


.