Lição 30 ª: Desconto por " pagamento imediato "

 

 

 

 

 

   

Nas operações comerciais de compra-venda muitas vezes o pagamento não é efetuado logo à vista, mas o vendedor concede ao comprador um adiamento, sem nenhum custo, que normalmente é entre 90 e 120 dias.

Também é comum para o vendedor conceder ao comprador um desconto se ele pagar à vista em dinheiro (desconto por "pagamento imediato").

É interessante calcular o % máximo que o vendedor pode oferecer por "pagamento imediato", e também a partir de que taxa de desconto pode ser vantajoso para comprador aceitar o oferecimento.

a) O desconto máximo por "pagamento imediato" que pode oferecer o vendedor.

Este desconto máximo é determinado pelo custo do seu financiamento. Quando o vendedor recebe o pagamento à vista imediato, ele evita ter que recorrer ao financiamento bancário durante o período de adiamento.

Portanto, o vendedor poderá oferecer uma taxa de desconto que será, no máximo, igual ao custo do seu financiamento pois, se fosse maior, seria mais vantajoso para ele aguardar o prazo de adiamento oferecido ao vendedor e financiar-se pelo banco.

Para comparar o custo de financiamento com o desconto oferecido, terá de calcular a taxa anual deste desconto. A fórmula utilizada é a seguinte: 

    i = d * 365 / t 

    "i" taxa anual equivalente
    "d" taxa de desconto oferecida
    "t" período de adiamento concedido

Exemplo: Uma empresa concede adiamentos por 90 dias e seu custo de financiamento bancário é de 10%. Calcular o desconto por "pagamento imediato" máximo que poderá oferecer:

    Aplicamos a fórmula, i = d * 365 / t 
    Então , i = 0,10 * 365 / 90
    Então , i = 2,466%

Portanto, o desconto máximo que poderá oferecer é de 2,466% (equivalente a 10% anual). Não poderá oferecer descontos maiores, pois seria mais rentável esperar os 90 dias do adiamento e nesse tempo financiar-se no banco.

b) Desconto mínimo por "Pagamento imediato", que será interessante para o comprador.

A análise é similar: a poupança obtida pelo desconto terá de ser maior do que o custo do seu financiamento: se a empresa paga à vista, terá uns fundos disponíveis que terá de financiar; somente será interessante se com o pagamento à vista consegue uma poupança de dinheiro superior ao custo do seu financiamento.

Se o desconto que recebe é inferior ao custo do seu financiamento, preferirá optar pelo adiamento do pagamento.

Como no caso anterior, e para poder comparar a taxa de desconto com o custo do seu financiamento, temos de calcular a taxa anual equivalente deste desconto, utilizando a mesma fórmula que o caso anterior.

Exemplo: Uma empresa compradora financia-se no seu banco ao 12%. Em uma operação de compra-venda, o vendedor oferece-lhe um pagamento adiado de 120 dias ou um desconto por "pagamento imediato" de 3%. Veja se é vantajoso para ele eleger este “pagamento imediato”.

Calculamos a taxa anual equivalente ao desconto oferecido:
Aplicamos a fórmula
, i = d * 365 / t
Então, i = 0,12 * 365 / 120
Então, i = 9,125%

Vemos que o desconto oferecido por pagamento imediato é inferior ao custo do seu financiamento, razão pela qual não deverá optar por ele".
E se o desconto oferecido é de 5%?
Voltamos a calcular a taxa anual equivalente
, i = 0,05 * 365 / 120 
Então, i = 15,7% 
Neste caso é vantajoso optar pelo pagamento à vista.