Lição 64 ª: Avaliação de um investimento (I)

 

 

 

 

 

   

Um investimento é uma operação financeira definida por uma série de despesas que se estima irão gerar um fluxo futuro de rendimentos. Existem diferentes métodos para avaliar a atratividade de um projeto de investimento, dos quais vamos considerar os seguintes:

    VPL: Valor Presente Líquido
    Relação entre VPL e investimento
    TIR
    Pay-back
    Pay-back com fluxos atualizados

1) VPL: Mede o valor presente dos desembolsos e receitas, atualizando-os no momento inicial e aplicando uma taxa de desconto em função do risco envolvido no projeto.

    Por exemplo: não se corre o mesmo risco em investir em Dívidas do Estado, em uma empresa de energia elétrica, ou uma nova empresa de Internet. Portanto, para avaliar estes projetos é preciso utilizar as taxas de desconto diferentes que refletem os diferentes níveis de risco. 

Como os investimentos são geralmente de longo prazo, para atualizar os fluxos no momento inicial, a lei usada é a lei de desconto composto.

Se o VPL obtido é positivo, o projeto pode ser feito. Pelo contrário, se o VPL for negativo, o projeto tem que ser descartado.

Exemplo: Um projeto de investimento requer um desembolso inicial de 10 milhões de pesetas. e espera-se que gere benefícios entre o 1º e o 6º ano. A taxa de desconto aplicada aos projetos de investimento com riscos equivalentes é de 10%. Calcule o VPL:

 O VPL é positivo (1,646 milhões de pesetas), então o investimento é aceitável. 
Quando existem vários projetos de investimento alternativos é escolhido aquele que tiver o maior VPL, desde que sejam projetos que envolvam investimentos semelhantes, porque se os montantes dos investimentos fossem muito diferentes, o critério VPL é pouco operacional, pois não mede a rentabilidade obtida por cada peseta investida.

b) Percentagem VPL / Investimento

Este método mede a rentabilidade obtida por cada peseta investida, com o qual é solucionada a limitação que mencionamos no método VPL.

Será escolhido o projeto que apresentar a relação mais elevada:

Exemplo: Encontrar a relação “VPL / Investimento” no exemplo anterior

Relação = VPL / Investimento = 1,646 / 10,0 = 16,46%

Portanto, obtemos um rendimento de 16,46% (ou seja 0,1646 pesetas de VPL por cada peseta investida). 
c) Taxa de Rendimento Interno (TIR)

Este método consiste em calcular a taxa de desconto que torna zero o VPL. Um projeto é interessante quando sua taxa TIR é superior à taxa de desconto exigida para projetos com esse nível de risco. 
Exemplo: Calcule a TIR do exemplo anterior e ver se é superior à taxa de desconto de 10%, exigível em projetos com esse nível de risco.

VPL = 0
Então, -10.000 + 0,600/(1+ie ) + 1.000/(1+ie )^2 + 2.000/(1+ie )^3 +4.000/(1+ie )^4 +7.000/(1+ie )^5 +3.000/(1+ie )^6 = 0
Então , ie = 14,045%

Então, a taxa TIR desta operação é de 14,045%, superior a 10%, então, este projeto de investimento pode ser feito.

Entre os vários projetos alternativos de investimento deve ser escolhido aquele que apresentar a maior TIR. No entanto, se os projetos analisados mostram níveis muito diferentes de risco, é preciso primeiro ver que nível de risco estamos dispostos a assumir, e então, entre os projetos selecionados, é escolhido aquele que apresentar a maior TIR.