Lição 65 ª: Avaliação de um investimento (II)

 

 

 

 

 

   

d) Pay-back

Mede o número de anos necessário para recuperar o montante investido. Pode se calcular em que momento os rendimentos recebidos cobrem os custos realizados.

Exemplo: Calcule o pay-back no exemplo que temos analisado

O pay-back é de 5 anos (durante este ano recuperamos os 10 milhões investidos).
Este método de avaliação tem duas limitações importantes:

a) Não são atualizados os fluxos de dinheiro (não leva em conta o valor do dinheiro no tempo), que dá o mesmo tratamento a qualquer quantidade, independentemente de quando ela é gerada.

b) Além disso,o Pay-back só presta atenção aos benefícios que são necessários até cobrir o montante do investimento ,sem avaliar as receitas que podem ser produzidas depois.

Exemplo: São analisados 2 projetos de investimento de 5 milhões cada. O fluxo de benefícios gerados por cada projeto mostra-se na tabela abaixo. Aplicando o método de "pay-back", veja qual seria o projeto mais interessante.

Aplicando este método teria de ser escolhido o projeto A (recupera-se mais rápido o montante do investimento); porem, a receita total é significativamente maior no projeto B. 
De fato, se fosse analisado o VPL (usando uma taxa de desconto de 10%) e a TIR de ambos os projetos, o projeto B seria preferível:

e) Pay-back (com atualização)

O funcionamento é o mesmo que o método Pay-back, exceto que os montantes são atualizados, superando, deste modo, uma das limitações do método de "Pay-back".

No entanto, este método mantém a limitação de não avaliar as rendas que se originam após ter recuperação o montante do investimento.

Exemplo: Considere o exemplo acima, aplicando uma taxa de desconto de 10%:

No Projeto A, o pay back é atingido no início do 4º ano, enquanto no Projeto B é atingido a metade do 5º ano.