Lección 4ª

 

 

 

 

 

   

 

4.- O ÊXITO DA ESTRATÉGIA

.

A equipe diretiva que marca uma determinada estratégia o faz porque desta maneira considera que logrará os fins que se propõe para a sobrevivência da empresa. Como já falamos, a empresa deve saber responder claramente as perguntas seguintes: que objetivos perseguimos? E, que ações devemos levar em conta para lograr estes objetivos?
Na área da Direção Estratégica se consideram umas condições imprescindíveis para o logro do êxito da estratégia:

1.- Objetivos simples, coerentes ao longo prazo. Os objetivos marcados devem ter estas características, entendendo por coerência as possibilidades reais da empresa para consegui-los. O fato de que sejam ao longo prazo o relacionamos com a difícil volta atrás que têm as decisões estratégicas que se tomam.

2.- Conhecimento profundo do entorno concorrente. A empresa deve conhecer as regras do jogo à perfeição, o que lhe facilitará vantagens concorrentes no caso de ser dinâmica e saber mover a tempo suas fichas.

3.- Valoração objetiva dos recursos. A empresa, pessoa ou organização qualquer que aplique estes princípios, deve considerar a autocrítica para concorrer. A mesma é quem melhor se conhece. Uma vez que conhece seus pontos fortes e debilidades, tratará de cobrir estas últimas para realçar os primeiros.

4.- Implantação efetiva. Uma vez que temos formulada a estratégia segundo os anteriores conceitos, falta levá-la á prática com êxito para concorrer num entorno tão dinâmico como é habitual.

.