Lição 1ª

 

 

 

 

 

 

O ser humano sempre se sentiu atraído pela graça e beleza dos cavalos. Mesmo nas épocas quando era somente uma peça de caça, a figura dos eqüinos fascinava aos artistas primitivos, que gravaram sua efígie em pedras e ferramentas, pintaram-nos em suas cavernas, com certeza com fins propiciatórios.

Desde o começo das artes, o cavalo foi o tema preferido e repetido ao longo de toda nossa história compartida.

É notável o naturalismo destas imagens que revelam a observação atenta e o gosto das cores, assim como a fluidez das linhas. É surpreendente a qualidade do desenho em seres que consideramos rudes e primitivos.

Domesticado possivelmente nas planícies de Eurásia, seu emprego como animal para puxar espalhou-se pelo Oriente Médio. Enganchado a carros de guerra, eles viraram uma arma. Para nós, porém, o interesse neste curso é sua representação artística.

Na arte de aqueles povos como Egito e Síria, os cavalos eram representados de maneira convencional e altamente estilizados.

Observemos a postura dos cavalos nesta gravura egípcia, irreal e forçada. É de uma beleza idealizada e não pretende de jeito nenhum representar um animal real.