Lição 1ª

 

 

 

 

 

 
PRINCÍPIO DE ENSINO EDUCAÇÃO
  
            Desde os filósofos da Grécia Antiga que estavam interessados ​​em estudar educação e sua relação com o conhecimento, política e ética , muitos pesquisadores têm estudado o método de ensino e têm lutado para entender e melhorar a educação.
  
            A palavra educação vem da etimologia latina " educatio ", que significa ato de criação e, por extensão , a formação espiritual , a instrução . Sua vez, deriva do verbo " ducare ", que significa chumbo ou guia. Definida pelo Dicionário da Academia Real da Linguagem como pais , ensino e instrução dada às crianças e aos jovens, e como a instrução por meio de atividades de ensino.
  
  
      Por sua vez, define o dicionário , ensinando como o sistema e método de dar instruções. Corpo de conhecimento, princípios , idéias, etc . , Ensinou aos outros. Podemos considerar as seguintes dimensões de ensino :
  
      A) A educação tem um prático, uma vez que visa produzir determinados efeitos na realidade.
  
      B) A educação também tem uma dimensão especulativa ou teórica.
  
      C) é padrão, como refletiu sobre o que deveria ser .
  
            Sendo paralelo e conceitos complementares , é necessário distinguir os termos de ensino e aprendizagem. Enquanto o ensino é para mostrar algo para os outros, seria o seu processo de aprendizagem complementar, o seu efeito. É a atividade que corresponde ao aluno que captura o conteúdo que o professor ensina a aprender.
  
            Aprender é uma atividade mental do aluno , permitindo a aquisição de conhecimentos, hábitos e atitudes , bem como manutenção e utilização do mesmo , resultando em uma mudança de comportamento. ( 1996 , p 54) Neste sentido, Gómez [1 ] define o aprendizado como: "A seqüência de ações destinadas a construção do conhecimento , o desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes ... A profundidade ea qualidade de aprendizagem será determinada tanto pelo conhecimento e pela compreensão da natureza do mesmo e das informações armazenadas sobre o assunto, bem como o grau de controle exercido sobre os processos cognitivos envolvidos : atenção, memória , raciocínio, etc . "
  
            A aprendizagem não deve ser uma atividade meramente repetição e memorização. Estas idéias se relacionam com o que o aluno já sabe , de forma organizada e não de uma forma arbitrária.
  
      Para aprendizagem significativa ocorra é necessária coerência da estrutura interna de materiais e processos de sequência lógica . Além disso , o conteúdo deve ser compreensível a partir da estrutura cognitiva com o aluno . A eficácia a longo prazo é a qualidade das estruturas , nas formas de pensamento e ação que se desenvolve o indivíduo , e não em associações transitórias.
  
      O professor não pode ser concebida como uma enciclopédia , mas como um intelectual que entende a lógica da estrutura de sua ciência , e compreensão dos processos históricos e evolutivos e vicissitudes da sua formação como uma disciplina desenvolvida por uma comunidade científica.