Lição 10

 


 

 

 

 

 

 

 

Introdução

A introdução é uma parte fundamental do discurso.

Ao iniciar a intervenção o orador “se joga” conseguir ou não a atenção do público.

Se a introdução resulta interessante, atrativa, inovador, sugestivo, e se o orador parece preparado, agradável, entusiasta, entretido, é possível captar a atenção do público, e uma vez que se conseguiu é mais fácil manter-la ao longo do discurso.

Se pelo contrario, o orador não consegui na introdução “enganchar” ao público, na medida em que avance o discurso lhe vai resultar mais difícil lográ-lo (se o público não prestou atenção no começo, é muito complicado que depois possa captar a linha fundamental, embora o intente).

Se a introdução parece pesada, a voz resulta monótona, não se escuta bem, não fica claro o que se está dizendo, a imagem do orador resulta indiferente, etc., é muito fácil que a mente do público comece a viajar em muitas direções bem diferentes.

Existem mil coisas nas que o público pode se entreter (este orador se parece a meu vizinho, que feio fica com esse traje, que gravata mais estranha, como pronuncia as “s”, que calor esta fazendo aqui, ali está aquele já espirrando, etc., etc.).

A apresentação tem que ser breve, é o momento aonde simplesmente vamos introduzir o tema que vamos tratar, já teremos mais tempo para desenvolvê-lo.

Na introdução tem que ficar bem claro o assunto que vamos abordar e a opinião nossa sobre ele.

Se a introdução vai ser extensa, na introdução devemos apresentar uma pequena guia indicando as distintas partes da exposição.

A introdução se tem que preparar com consciência.

Devemos ser capazes de expor-las sem precisar de fichas de apoio (embora se levem preparadas), pois se ganha em espontaneidade.

Além disso, é no começo da intervenção quando os nervos estão à pele, pelo que uma boa preparação ajuda a dominá-los.

A introdução deve começar com entusiasmo, com energia. Marca a linha que deve seguir o resto da intervenção.

Em último lugar, indicar que a introdução deve começar com uma saudação aos assistentes, agradecendo-lhes sua presença, também agradecendo aos organizadores do ato pelo convite.

Se alguém tem falado antes se lhe dedicarão umas palavras de reconhecimento (embora tivesse sido um autentico chato).