Lição 11

 


 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento

Durante o desenvolvimento do discurso se exporão àqueles argumentos principais que sustentam a idéia defendida pelo orador.

Temos que ser seletivos na utilização de argumentos de apoio (não mais de 4 ou 5).

Neste desenvolvimento não temos que estender-nos mais do necessário. Como temos dito anteriormente o que deve primar sempre é a brevidade.

Temos que dar exclusivamente aquela informação que seja realmente importante.

O desenvolvimento deve ser ágil, misturando conceitos teóricos, exemplos, dados estatísticos, citações, comparações, anedotas e inclusive incluindo algum toque de humor (permite aproximar o discurso ao público).

É conveniente que estes exemplos, anedotas, citações, etc., sejam relevantes, apropriados ao caso e não se utilizam simplesmente para tratar de impressionar ao público com os conhecimentos que a pessoa tem (o público rejeita o pedantismo).

O desenvolvimento deve ser equilibrado, repartindo o tempo entre as distintas partes que se vão expor, evitando se estender demasiado num ponto determinado e passar “por encima” por outro igualmente importante.

Se utilizarão, se for possível, meios de apoio (quadro, slides, etc.), com idéia de alternar a palavra com a imagem, dando movimento e dinâmica à apresentação e evitando a monotonia.