Lição 9

 


 

 

 

 

 

 

 

Idéia chave

Como comentamos na lição anterior, o discurso girará sobre uma idéia principal (idéia chave), a que resume o ponto de vista do orador sobre o tema tratado.

Falar em público constitui uma oportunidade que não podemos desperdiçar:

Um grupo de pessoas, mais o menos numeroso, estão pendentes do que lhe vamos dizer, por isto é que devemos ser enormemente seletivos na idéia que queremos transmitir.

Não podemos perder esta oportunidade tratando temas marginais o menos relevantes.

O orador tem que ser capaz de ir ao núcleo do assunto.

É preferível centrar-nos numa só mensagem e que fique clara que abordar distintas idéias que no final só produzirão confusão.

Quando falamos em público devemos ser concisos, evitar a dispersão, pois a capacidade de retenção do público é limitada.

Para definir a idéia chave devemos passar um período de reflexão e até que não estejamos convencidos da mesma não começaremos a desenvolver o discurso.

Essa é a idéia principal a expressarmos na introdução (para que o público saiba qual será nossa posição a defender), logo se argumentará durante o desenvolvimento e finalmente se destacará novamente na conclusão.

O objetivo do orador é que quando termine sua intervenção, o público conheça perfeitamente qual é sua opinião e os argumentos nas que se baseia.